A importância de um welcome kit e como usá-lo para recepcionar novos funcionários

A importância de um welcome kit e como usá-lo para recepcionar novos funcionários

Por Thiago Rodrigues - 15 de março de 2021 -

Onboarding, integração e boas-vindas: esses são alguns dos conceitos que explicam a importância de engajar os colaboradores recém-contratados. Por isso, aproveitamos o momento para preparar este artigo exclusivo sobre o tema. Afinal de contas, você sabe o que é um welcome kit?

Caso ainda não saiba, sem problemas! Aqui, você não apenas conhecerá essa técnica de endomarketing, mas também a importância de despertar o pertencimento nos funcionários que acabam de entrar na sua equipe. Então, não perca tempo e confira!

O que é um welcome kit?

Como sugere o nome, um welcome kit é um kit de boas-vindas. Tecnicamente, trata-se de um conjunto de brindes personalizados com a identidade visual da sua marca, com o objetivo de engajar os novos funcionários, despertando uma sensação de pertencimento, respeito e parceria.

Além de oferecer conforto emocional durante o embarque do colaborador, o kit de boas-vindas também pode ser utilizado como um instrumento de conscientização, atualizando o funcionário sobre a cultura corporativa da empresa, apresentando seus valores, objetivos e lemas.

Desse modo, pode-se dizer que esses kits são fundamentais para a estabilidade do quadro de funcionários. Apesar de parecer um gesto pequeno, a prática se mostra muito eficaz na redução da rotatividade que, consequentemente, contribui para a redução de custos e ociosidades.

Além disso, quando o kit é bem elaborado, isso impacta positivamente na experiência do funcionário, que rapidamente se familiariza com o ambiente de trabalho e os vários integrantes da equipe, aprimorando a comunicação interna da empresa.

Quais os itens mais interessantes para um welcome kit?

Em nossa visão, os dois aspectos mais importantes na composição de um kit são a qualidade e utilidade dos itens. Por isso, recomendamos brindes que sejam funcionais na jornada de trabalho do colaborador. A seguir, veja alguns exemplos.

Pen drives

Comecemos por um dos brindes tecnológicos mais populares. Apesar de estarmos na era da conectividade, com redes de alta velocidade, o transporte de dados offline continua sendo uma parte importante no dia a dia do escritório. Por isso, os pen drives continuam a ser bons exemplos de brindes funcionais.

Canetas

Simples, práticas e funcionais, as canetas personalizadas são a escolha número 1 quando falamos de brindes. No entanto, para que o item seja bem utilizado pelo funcionário, é importante focar na qualidade do fornecedor, pois isso interfere diretamente na usabilidade da caneta.

Agendas

Assim como as canetas, as agendas personalizadas também são populares na fabricação de brindes. Além disso, são os itens perfeitos para serem embelezados com a identidade visual da sua marca, apresentando sua filosofia e uma série de outras informações de contato sobre a equipe e a empresa.

Cadernos de notas

Diferentemente das agendas, os blocos de notas são mais focados na usabilidade e menos na apresentação corporativa. O objetivo dos blocos, que podem ser de vários tamanhos, é oferecer uma ferramenta versátil e confortável para que o colaborador tire notas com agilidade, tanto dentro como fora do trabalho.

Fones de ouvido

Voltando aos brindes modernos, destacamos os fones de ouvido. Aqui, é possível ser mais flexível com a qualidade, pois é comum que os colaboradores já tenham fones de sua preferência. Como brinde, o fone da empresa será uma opção reserva super útil para quando os funcionários precisarem.

Garrafas

Incentivar a qualidade de vida deve ser um ponto central na gestão da sua equipe. Por isso, brindes como squeezes e garrafinhas de água são excelentes. Além disso, esses itens são capazes de reduzir o desperdício de recursos, eliminando a necessidade de usar copos descartáveis.

Mousepads

Conforto e funcionalidade. Em nossa visão, essas são as qualidades que definem bons mousepads ofertados como brindes. Aqui, falamos de itens fundamentais para uma boa experiência no escritório. Atualmente, existem modelos capazes até mesmo de carregar os dispositivos dos funcionários — o que é um detalhe bem interessante!

Kits de bem-estar

Como todos sabemos, o cotidiano profissional pode ser intenso e pesado, afetando a saúde emocional dos colaboradores. Por isso, é interessante investir em brindes antiestresse, como massageadores portáteis, bolinhas e gadgets que permitem ao funcionário aliviar a tensão acumulada de maneira prática, rápida e silenciosa.

Canecas de chá ou café

Chá e café são bebidas tradicionalmente veneradas no ambiente de trabalho. Além disso, é comum que alguns colaboradores esqueçam suas canecas em casa. Pensando nisso, a sua empresa pode solucionar esse problema oferecendo canecas personalizadas no kit de integração.

Canecas térmicas

Essa dica é bem parecida com a anterior, mas com uma sofisticação tecnológica. As canecas térmicas podem ser conectadas via USB ao computador dos usuários. Com a transmissão de energia, a base da caneca esquenta, mantendo a bebida aquecida por mais tempo.

Manual do Colaborador

Sem sombra de dúvidas, esse é um dos itens mais importantes para a fase de onboarding. Nesse manual que, geralmente, também pode ser utilizado como uma agenda ou bloco de notas, a empresa tem um espaço bacana para apresentar sua cultura, valores, pontos de informação e tudo o mais que seja importante para a experiência do novo funcionário.

Ecobags

Quantas vezes você já foi ao mercado, considerou comprar uma ecobag, mas deixou para depois? Bem, a sua empresa pode contribuir para que os colaboradores adotem estilos de vida mais sustentáveis. A melhor parte é que esse brinde também se torna um vetor de publicidade gratuita, que será exposto sempre que os seus funcionários forem às compras.

Como montar o welcome kit?

Por fim, vale destacar as informações mais importantes sobre a composição de um kit. Em nossa visão, é legal incluir detalhes sobre a história da empresa, os valores, a filosofia, os objetivos sociais e corporativos, pois tudo isso colabora para a adaptação do funcionário recém-contratado.

Além disso, também é importante incluir informações de contato. Aqui, falamos dos telefones e e-mails dos colegas de equipe e setor. Essa ideia, embora seja simples, é super útil para aprimorar a comunicação interna, evitando que o colaborador fique perdido e sem respostas em sua primeira semana.

Como pudemos ver, os kits de integração são uma parte fundamental na estratégia de onboarding de qualquer empresa. Afinal, quando a sua empresa dedica esse cuidado à recepção dos funcionários, a relação profissional já começa da melhor maneira possível.

Agora que você entendeu a importância do welcome kit para a estabilidade da sua equipe, aproveite para continuar aprendendo sobre mais temas desse tipo. Para isso, basta seguir as nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.