8 passos para conquistar mais clientes usando o remarketing!

8 passos para conquistar mais clientes usando o remarketing!

Por Thiago Rodrigues - 29 de outubro de 2020 -

Você já ouviu falar em remarketing? Embora atrair usuários para o site seja uma etapa importante na conversão de leads, os consumidores em potencial costumam abandonar a página sem entrar em contato ou concluir a compra.

Isso porque, normalmente, telefonemas, notificações nas redes sociais, intervalos na hora do lanche ou qualquer outro evento desviam a atenção deles. Portanto, é preciso criar meios de retomar o contato com essas pessoas.

Neste artigo, eu vou apresentar o conceito de remarketing, mostrar a importância de adotar essa estratégia e dar um passo a passo para você aplicar e melhorar o resultado das vendas. Continue a leitura!

Entenda o que é e qual a importância do remarketing

É uma técnica que consiste em atrair novamente o tráfego devolvido depois que o usuário sai do site. É um tipo muito preciso de publicidade online que mira especificamente os visitantes que já clicaram em algum link.

O recurso usa pixels de rastreamento que capturam cookies do navegador para coletar informações deles. As pessoas não são registradas, mas o sistema reconhece quando alguém já esteve em um determinado site antes.

Os cookies ajudam a criar um público com características semelhantes, além de fazer com que os anúncios continuem aparecendo para essas pessoas mesmo em outros canais. Tudo isso pode ser feito pelo Google Ads, mas também existem outros meios.

O remarketing é importante porque permite que você concentre seus gastos com publicidade em consumidores que já têm um grau de interesse no seu negócio. Isso significa um ROI (Retorno sobre o Investimento) muito melhor.

Muito esforço e recursos são direcionados para atrair tráfego. Uma pequena parcela de usuários fará compras ou se inscreverá na newsletter na primeira visita. O remarketing serve para lembrar os possíveis consumidores do tempo que eles passaram navegando em seus produtos. É um segundo ponto de contato.

Por esse motivo, é uma estratégia extremamente econômica. Se trazer usuários ao site é metade da batalha, o remarketing é a outra metade que faltava.

Confira o passo a passo de como aplicar remarketing

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a estruturar sua campanha de remarketing e otimizar as estratégias de vendas e marketing.

1. Escolha o público certo

Se quer criar uma campanha de remarketing bem-sucedida, precisa começar por aqui. Você pode usar listas de suas outras ações de marketing para encontrar leads.

Os perfis de rede social e de e-mail marketing são ótimas fontes para segmentar pessoas interessadas ou que clicaram nos produtos. Depois de identificar, é hora de segmentar. Afinal, existem muitas pessoas com interesses parecidos e fazem escolhas semelhantes.

2. Faça segmentação para remarketing

O remarketing é um tipo de segmentação comportamental, o que significa que o usuário determina onde seus anúncios são exibidos pelo conteúdo que acessam.

Portanto, se você tem um orçamento menor e deseja reduzi-lo, filtrando apenas as pessoas com maior probabilidade de conversão, tente usar outros métodos, como a segmentação demográfica por idade e sexo. Dessa forma, é possível apresentar ofertas cujos produtos são de uso exclusivo para mulheres, por exemplo.

3. Comece com um orçamento de publicidade baixo

O processo de tentativa e erro é uma realidade do remarketing no Google ou qualquer tipo de redirecionamento de publicidade online. Não existe uma abordagem única para todos, apenas diretrizes e objetivos a serem seguidos na criação de anúncios.

Portanto, não gaste todo o seu orçamento na primeira tentativa de dar certo. Comece com um valor baixo e veja como funciona. Se tudo correr bem, aumente o investimento gradualmente.

4. Crie mensagens atraentes e clicáveis

Independentemente de fazer remarketing no Facebook, Twitter ou na rede de display do Google, você terá apenas uma pequena quantidade de espaço no banner para causar um grande impacto. As melhores campanhas adotam um design minimalista com mensagem visual forte e nítida.

A chamada para ação deve ser convincente dentro de um espaço tão pequeno. Por isso, é essencial escolher as palavras certas. Não se esqueça de tornar sua criação completamente contextual e relevante para encantar o cliente. Isso significa que mensagens redirecionadas devem fazer sentido desde a primeira visita do usuário.

5. Elabore fluxos de e-mails personalizados

O e-mail continua sendo uma ótima maneira de incentivar compras repetidas, tornando sua empresa de comércio eletrônico menos dependente do fluxo de novos clientes. A maioria das empresas distribui descontos e códigos promocionais imediatamente após o abandono de um carrinho, e os compradores mais experientes entendem.

Alguns farão isso de propósito apenas para ver se você enviará um desconto. Em vez de ceder, use o primeiro e-mail como um lembrete simples: informe aos compradores que deixaram algo no carrinho. Mostre uma imagem do produto, se o seu modelo permitir. Inclua palavras persuasivas e um link que os leva diretamente para a finalização da compra.

6. Crie anúncios responsivos que reflitam o seu negócio

Os anúncios responsivos ajudam a fornecer uma melhor experiência de anúncio. Isso porque se ajustam ao espaço de tela em diferentes dispositivos.

Também é recomendável que o público reconheça a sua marca logo de cara. Para fazer isso, convém usar um esquema de cores e um estilo distinto, associados à sua empresa. Ao colocar a identidade na mensagem, a sua marca é lembrada.

7. Não exagere na quantidade de anúncios

Ao usar o remarketing, você deve limitar a frequência de seus anúncios. Você não quer incomodar seu público com promoções constantes. Isso terá um efeito adverso no seu público.

Ao colocar um limite de frequência nos seus anúncios, você envolverá seu público, mas não os sobrecarregará. Você pode anunciar seus produtos o suficiente para manter seus negócios na vanguarda de suas mentes.

Você pode configurar esse acompanhamento colocando um pixel na página do carrinho de compras e na página de confirmação do pedido. A adição de um pixel de conversão ajudará a rastrear as pessoas que visitam essas páginas e a fechar o navegador.

8. Teste seu criativo de anúncio

Você pode usar as experiências do Google Ads para fornecer um teste completamente uniforme para seus criativos de anúncios. Considere experimentar cores diferentes na chamada para ação, palavras e imagens novas. Como em todos os testes divididos, faça apenas uma pequena alteração no anúncio para poder identificar qual tem mais impacto positivo.

Não se esqueça das técnicas tradicionais de otimização. Frequentemente, ficamos tão empolgados com os resultados de exibição e remarketing que esquecemos todas as melhores práticas. Ou seja, analise o desempenho por local, por hora do dia, revise o anúncio nos dispositivos móveis, etc.

Como você viu, investir em remarketing oferece muitas vantagens. Afinal, é uma técnica que traz o visitante de volta, ou seja, é um segundo contato que pode ser capaz de retomar o relacionamento e fechar vendas.

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