Não perca 5 dicas para escolher os melhores presentes para funcionários

Não perca 5 dicas para escolher os melhores presentes para funcionários

Por Thiago Rodrigues - 30 de agosto de 2021 -

Escolher os melhores presentes para funcionários da empresa é fundamental para cativar os colaboradores e deixá-los mais motivados e produtivos no que se refere às suas atividades diárias. Como consequência, isso acaba gerando bons frutos para o empreendimento, que passa a ter um clima organizacional mais harmônico e leve para se trabalhar.

No entanto, para que isso seja possível, você deve levar em consideração algumas das principais datas comemorativas para presentear sua equipe, como Páscoa, aniversários, Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outras.

Quer descobrir quais são os 5 melhores presentes para os funcionários da sua empresa? Confira todos os tópicos que elaborei a seguir. Boa leitura!

1. Considere o perfil dos colaboradores

Saber quais são os perfis dos colaboradores é o primeiro passo para conseguir dar os presentes ideais para os profissionais. Isso significa que você deve entender quais são os gostos, estilos e preferências de cada pessoa.

Para conseguir esses dados, você pode fazer uma breve pesquisa de opinião com sua equipe, seja por meio de uma dinâmica, seja por uma conversa informal, uma reunião com o time, entre outros. Contudo, não esqueça que essa coleta de informações deve ser feita para todos os profissionais da empresa, sem esquecer de ninguém, combinado?

Ao coletar esses dados, é preciso fazer uma lista com os possíveis presentes que deve dar a cada funcionário. Opte, sempre, por mais de uma opção, pois caso não consiga encontrar exatamente o brinde que deseja, você terá um “plano B” para colocar em ação na sua estratégia.

2. Defina o orçamento

Após saber o perfil dos colaboradores, é preciso definir o orçamento que a organização tem disponível para investir em presentes para funcionários. Esse ponto é indispensável para que a ação dê certo e não haja erros durante a aquisição dos produtos, como falta de recurso para compra do material.

Nessa etapa, é importante fazer uma cotação com as empresas de que pretende adquirir os presentes, sempre optando por produtos que ofereçam o melhor custo-benefício para a organização. Isso evitará aquisições superfaturadas e de material com baixa qualidade, por exemplo.

Então, não esqueça de saber exatamente para quantas pessoas você vai distribuir os presentes e qual o valor de cada unidade, levando em consideração se vai comprar no atacado ou varejo. Isso porque os valores tendem a variar dependendo do tipo de compra que se pretende fazer. Além disso, caso opte por uma embalagem diferenciada para o brinde, o valor desse objeto também deve constar no seu orçamento.

3. Pesquise presentes diferentes

Se você quer acertar na hora de presentear sua equipe, é preciso fazer uma pesquisa sobre quais são as opções de presentes diferentes que existem no mercado, mas, como já citamos, sem esquecer de levar em consideração o perfil do colaborador. Isso aumenta ainda mais as chances de encantar e ganhar a admiração do time.

Para isso, busque pensar em algo inovador, ou seja, um produto que é novidade no mercado e que poucas pessoas conhecem. Dessa forma, conseguirá surpreender os profissionais que foram agraciados com o material. Além disso, é uma excelente forma de fazer com que os colaboradores se sintam mais valorizados dentro da empresa em que atuam, pois a equipe passa a entender que ela está sempre em busca de garantir a satisfação de todos que trabalham no local.

4. Pense na utilidade do presente

Ao pensar na utilidade do presente para os funcionários, você garante que o produto que está entregando vai ter serventia no dia a dia das pessoas. Isso porque de nada adianta seguir todos os passos que citamos se a organização resolver dar um brinde que não vai ser utilizado pelo profissional, ficando apenas guardado na gaveta.

Por isso, é importante entender quais são as necessidades de cada colaborador. Por exemplo, se você perceber que um determinado funcionário está trabalhando durante várias horas sem beber água suficiente, poderá dar uma garrafa térmica para ele deixar sobre sua mesa de trabalho. Ou então, caso note que a mochila de um funcionário está desgastada, pode presenteá-lo com uma nova.

Por isso, tente observar a utilidade que o presente tem para aquela pessoa. Mas não esqueça que um produto que pode ser útil para uma pode não ser para outra. Isso porque cada indivíduo tem necessidades diferentes que precisam ser levadas em conta no momento da compra do brinde.

5. Aposte na personalização

Você quer encantar ainda mais a sua equipe? Então, não deixe de apostar na personalização dos presentes, na medida em que eles devem ter a identidade da organização. Por isso, na hora de contratar a empresa que fará a confecção dos brindes, peça para que ela coloque a logomarca do negócio em todos os produtos que serão entregues aos colaboradores. Essa é uma estratégia para fazer com que a companhia seja sempre lembrada, pois estará presente no dia a dia dos profissionais.

Outra forma de personalizar os presentes para os funcionários é apostar em cartões com mensagens motivacionais. Isso significa que, na hora de dar o brinde ao colaborador, você também poderá entregar junto esse cartão. Dessa forma, a pessoa se sentirá ainda mais acolhida no ambiente organizacional.

Essas estratégias garantem que a empresa consiga se destacar da concorrência e seja uma marca consolidada no mercado de atuação. Por isso, na hora de escolher os melhores presentes para funcionários, não deixe de levar em consideração todas as dicas que citei ao longo do artigo, como considerar o perfil dos colaboradores, definir o orçamento e pesquisar presentes diferentes.

Além do mais, escolha sempre produtos de alta qualidade e que sejam de serventia para os profissionais, por exemplo:

Gostou das dicas que elaborei ao longo do artigo? Então, não deixe de ler o próximo texto e descubra quais são os 8 melhores brindes que a empresa pode oferecer para os colaboradores no início e no final do ano! Garanto que você vai adorar as sugestões que preparei!