Por que investir em kit promocional pode ser uma boa alternativa?

Por que investir em kit promocional pode ser uma boa alternativa?

Por Wesley Moura - 6 de setembro de 2021 -

Já pensou em oferecer kit promocional na sua empresa? Buscar estratégias para atrair e reter clientes deve ser uma das prioridades de qualquer equipe. Afinal, por meio dessas ações, existe a possibilidade de o negócio conquistar um número maior de propagadores da marca, bem como ampliar os seus resultados com um bom custo-benefício. O kit promocional é um bom exemplo de estratégia que proporciona esses ganhos.

Pensando nisso, elaborei este material para apresentar quais são as principais vantagens que ele traz para a empresa, além de apontar alguns cuidados que devem ser levados em consideração no momento de elaborá-lo. Continue a leitura e saiba mais!

Quais as vantagens de contar com o kit promocional?

Primeiro, vou apresentar algumas das vantagens de contar com o kit promocional em sua empresa. Confira!

Atrair o público-alvo

Antes de elaborar um kit, é preciso que você conheça detalhadamente quem é o seu público. A partir dessa fase, há a oportunidade de entender quais são os gostos de seus clientes, o que eles procuram e quais são os pontos que contribuem para uma experiência positiva de sua base.

Também é importante que você tenha uma persona bem definida. A principal diferença entre persona e público-alvo é que a primeira é mais detalhada. Assim sendo, sua documentação traz informações sobre gostos pessoais, canais que acessa, o que ela considera importante em uma empresa no momento de tomar as decisões, entre outros pontos.

Consequentemente, se você elabora uma campanha voltada especificamente para o perfil de sua base, essa é uma oportunidade de atrair potenciais consumidores para o seu negócio — o que contribui para impactos diretos nos resultados.

Reter consumidores

O negócio deve ter a preocupação não apenas de atrair clientes, mas também de retê-los. Entre os diferenciais que isso traz para a empresa, destaco:

  • fidelizar clientes sai mais em conta financeiramente do que atrair pessoas para a empresa;
  • diferencial competitivo para a sua empresa, uma vez que a sua base se torna promotora do seu negócio;
  • clientes fiéis indicam clientes novos, contribuindo para um marketing boca a boca eficaz;
  • mais oportunidades de receber feedbacks honestos, o que permite melhorias em seus produtos e serviços;
  • maior confiança e credibilidade por parte do cliente.

Ao oferecer kit promocional, você tem a possibilidade de colocar informações úteis sobre a sua empresa, além de casar estratégias de retenção (programa de fidelidade, por exemplo). Além disso, essa é uma ótima maneira de recepcionar um novo cliente e oferecer uma boa experiência assim que ele tem contato com o seu atendimento, demonstrando para aquela pessoa que ela é importante para a empresa e que a equipe como um todo está satisfeita em tê-la nessa parceria.

Trazer mais visibilidade para a marca

Imagine só a seguinte situação: você ofereceu um kit promocional para os seus clientes com brindes úteis para o dia a dia. Nesse sentido, eles passarão a utilizar os itens em sua rotina, seja na casa, seja no trabalho — e esses materiais estarão personalizados com a sua marca.

Isso tudo contribui para trazer mais visibilidade para o seu nome. Afinal, outros potenciais clientes terão contato com a logo da empresa, slogan, identidade visual completa etc. Ou seja, quem ainda nem conhecia o negócio passará a ter um contato próximo, o que estimula novas vendas.

Promover produtos

Kit promocional também pode ser utilizado para promover produtos. Se a empresa acaba de lançar um item no mercado, por exemplo, você pode incluí-lo no “combo” para que as pessoas conheçam a novidade e, futuramente, possam adquiri-la.

Às vezes, você pode utilizar essa ação até mesmo como uma forma de testar o produto lançado. Assim, ofereça o kit para os clientes mais promotores de seu negócio e colete o feedback para implementar melhorias antes de introduzi-lo no mercado.

Aumentar as vendas

Esse tópico está diretamente ligado aos anteriores. Quando há uma atração e fidelização de clientes, há preocupação em promover melhorias em seus produtos — além de ganhar mais visibilidade da marca, consequentemente existe um aumento das vendas.

Sendo assim, os números preestabelecidos em seu planejamento para aquele período tendem a ser conquistados com mais facilidade, o que proporciona à empresa crescimento e destaque em relação aos concorrentes.

Quais os cuidados ao montar um kit promocional?

Ao montar o kit promocional, é preciso contar com alguns cuidados importantes. Confira!

Personalização da marca

Conforme expliquei, um dos diferenciais do kit é a possibilidade de ampliar a visibilidade de sua marca. Contudo, para que isso ocorra, é preciso contar com brindes que sejam personalizados. Ou seja, que incluam a sua logo e outras informações importantes da sua empresa. Caso contrário, os materiais serão apenas um item a mais no dia a dia de seu potencial cliente, afetando os objetivos de uma ação como essa.

Escolha dos fornecedores

Além disso, é preciso ter muita atenção quanto à escolha dos fornecedores. Para uma decisão efetiva, alguns passos podem ser seguidos. O primeiro deles é avaliar a diversidade de produtos oferecidos pela empresa. Como abordei, é preciso considerar o seu público no momento de optar por um item ou material. Nesse sentido, o ideal é que essa parceria ofereça brindes de diferentes formatos para distintos perfis.

Também é importante estar atento ao compromisso dessa empresa. O prazo de entrega deve ser compatível com o que foi acordado, uma vez que afeta sua campanha. Se houver atraso, naturalmente você não conseguirá iniciar a ação dentro do que foi estipulado pela equipe.

Não deixe de analisar a qualidade dos brindes. Se vierem produtos que não são tão bons, isso pode afetar a credibilidade da sua empresa, uma vez que é a sua marca que estará estampada no material.

Neste conteúdo, você pôde entender quais são os diferenciais de oferecer kit promocional, além de dicas práticas para montar o seu. Independentemente do objetivo da sua campanha, é essencial contar com um bom planejamento e analisar de perto os resultados que ela traz, pois isso contribui para aperfeiçoar as ações ao longo do ano e garantir mais efetividade para os resultados.

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