Confira 7 dicas de ações promocionais impactantes

Confira 7 dicas de ações promocionais impactantes

Por Thiago Rodrigues - 18 de maio de 2020 -

As marcas de sucesso sabem o quanto é importante investir na experiência do consumidor. Afinal, é a melhor maneira de encantar o cliente, além de atrair novos. Sabia que, independentemente do tamanho de sua empresa, existem dicas de ações promocionais incríveis para colocar em prática?

De acordo com o orçamento para as campanhas, é possível fortalecer a estratégia de marketing e melhorar o resultado das vendas. Basta conhecer os meios para isso, usar a criatividade e se dedicar.

Neste artigo, vamos mostrar as datas sazonais mais importantes para que aproveite as boas oportunidades de negócio e apresentar as principais dicas de ações promocionais. Continue a leitura para saber mais!

Conheça datas sazonais importantes para ações promocionais

As promoções sazonais são ofertas especiais, descontos, itens de edição limitada etc. vinculados a um produto, distribuição de brindes e outras ações durante momentos específicos do ano.

Você pode programar o evento para uma determinada época do ano, como o mês do Natal, ou data importante, como o Dia do Consumidor (15 de março). As alternativas são muitas. Confira algumas datas que são significativas para ter insigths sobre as próximas campanhas:

  • Réveillon (1º de janeiro);
  • Carnaval (fevereiro);
  • Dia Internacional da Mulher (08 de março);
  • Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16 de março);
  • Dia Mundial da Água (22 de março);
  • Dia Mundial da Saúde (07 de abril);
  • Dia Mundial de Combate ao Câncer (08 de abril);
  • Páscoa (12 de abril);
  • Dia do Trabalho (1º de maio);
  • Dia das mães (segundo domingo de maio);
  • Dia Internacional contra a Homofobia (17 de maio);
  • Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho);
  • Dia dos namorados (12 de junho);
  • Dia das crianças (12 de outubro);
  • Dia da Ciência e Tecnologia (16 de outubro);
  • Dia do Profissional de Informática (16 de outubro);
  • Dia do Médico (18 de outubro);
  • Dia Nacional do Livro (29 de outubro);
  • Dia da Ciência e Cultura (05 de novembro);
  • Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

Confira 7 dicas de ações promocionais impactantes

Depois de selecionar quais são as datas que mais se relacionam com seu negócio, é importante entender quais táticas são mais atrativas para elaborar o roteiro de execução. Confira!

1. Preços com desconto

Todo mundo adora ganhar desconto e, como a Black Friday demonstra consistentemente ano após ano, o consumidor sabe aproveitar boas oportunidades para fazer compras. Então, uma ideia é segmentar um público específico, como as pessoas que acessam seu site pela primeira vez no dia do aniversário da loja. A partir daí, é interessante criar uma oferta de 10, 15 ou 20% de desconto para incentivá-las a se tornarem clientes sem antes fazer uma análise muito criteriosa.

2. Promoções conjuntas

É possível alcançar muitos clientes em potencial por meio das campanhas de marketing e se destacar. Uma das maneiras de ficar na frente da concorrência é unir forças com os varejistas na promoção de produtos, como kits de higiene pessoal ou outros itens. Antes de fazer a promoção conjunta, faça um bom planejamento, estude o perfil da empresa parceira e defina seus objetivos.

3. Cupons de desconto

Eles são oferecidos em revistas, jornais, embalagens de produtos e também no universo digital. Ou seja, dá para oferecer cupons de descontos na janela pop-up do site, por e-mail, como agradecimento pela inscrição na newsletter ou em uma data especial para o cliente, como Dia do Médico, Dia dos Namorados etc.

É uma forma diferente de promover o produto, pois a pessoa sente que aquela oferta foi elaborada especialmente para ela. Considere enviar cupons para um público que faz grandes volumes de compras e se surpreenda com o resultado.

4. Concursos em mídias sociais

São uma ótima ação para envolver os seguidores nas redes sociais e gerar vendas. A tradicional tática: “curta, comente e compartilhe para ganhar o brinde X” pode ser realizada em qualquer plataforma, como: Instagram, Facebook, Twitter, entre outros.

Basta criar uma postagem com uma legenda explicativa, escolher um item bacana, incluir um prazo de validade da campanha e pronto! Não tenha medo de twittar várias vezes por dia para que os usuários tenham a oportunidade de ver e interagir. Não se esqueça de usar as famosas hashtags para acompanhar tudo depois.

5. Programas de fidelização com pontos

Cartões de fidelização são um exemplo comum de incentivo ao relacionamento com o cliente. Por exemplo, ele recebe um ponto na compra de um determinado produto e, quando são acumulados, ganha um prêmio, que pode ser desconto, outro item, brinde etc.

6. Amostras grátis

Você tem um produto, mas o público ainda não o conhece? Já experimentou distribuir miniaturas como amostras? Nem sempre isso é possível, porém, dependendo do produto, dá para providenciar uma embalagem pequena, rotular e oferecer para os clientes. Isso é um enorme incentivo para que comprem.

7. Brindes

A vantagem dos brindes corporativos é que todo mundo ama levá-los para casa, usar no escritório ou na rua. Eles atraem tanto pessoas que já compram seu produto quanto as que têm potencial para se tornarem clientes.

Mesmo que a conversão não aconteça imediatamente, elas se lembrarão de sua marca porque você proporcionou uma boa experiência. Para sua campanha ser bem-sucedida, monte um planejamento a fim de definir antecipadamente a data da distribuição de acordo com o calendário de eventos comemorativos.

Também é importante conhecer o público-alvo para saber que tipo de brinde é mais adequado para surpreendê-lo. Afinal, a escolha do item é um dos passos mais importantes para conquistar retenção e fidelização.

Entenda a importância da qualidade para a ação promocional

Quando alguém ganha algo, vivencia um momento de alegria. A pessoa se sente especial, percebe que você se importa em agradá-la. Acontece que esse êxtase pode acabar em frustração se o presente apresentar um design ultrapassado, não for útil para ela ou tiver uma qualidade inferior ao que costuma comprar.

Por isso, encontrar uma empresa especializada que forneça artigos bons, exclusivos e interessantes é fundamental para o desempenho de qualquer campanha de marketing. O parceiro ideal tem um catálogo de produtos diversificado e é capaz de personalizar o brinde caso você queira mostrar logotipo, trocar cores etc.

Gostou das dicas de ações promocionais? Com um pouco de criatividade, é possível criar campanhas de todos os tipos para atrair o cliente. Que tal conhecer nosso catálogo de brindes personalizados? Entre em contato agora mesmo!

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