Não sabe como superar as expectativas dos clientes? Veja 8 formas!

Não sabe como superar as expectativas dos clientes? Veja 8 formas!

Por Thiago Rodrigues - 1 de setembro de 2021 -

Saber como superar expectativas dos clientes é fundamental para qualquer negócio que deseja alcançar o sucesso. Isso porque, por meio dessa estratégia, torna-se viável fazer com que o seu público-alvo fique satisfeito com o atendimento prestado e com as compras dos produtos/serviços realizadas no empreendimento. A partir disso, fica mais fácil conseguir aumentar as vendas do seu negócio, além de atrair novos consumidores para comprar na companhia.

Quer descobrir 8 formas de superar as expectativas dos clientes? Continue a leitura do artigo. Vamos lá?

1. Seja simpático com o cliente

Ser simpático com o cliente é indispensável em qualquer negócio. Isso porque ninguém gosta de ir a um estabelecimento e ser mal atendido, não é mesmo? Quanto mais simpáticos forem os vendedores e gestores, maiores serão as chances de conseguirem encantar os consumidores e deixá-los bem satisfeitos com a qualidade do atendimento.

Mas, para que isso seja possível, é necessário que todos os profissionais sejam treinados não só sobre os processos organizacionais da empresa, mas também sobre as técnicas de comunicação. Isso permite que, quando um cliente tiver alguma dúvida sobre determinado produto/serviço, o colaborador esteja sempre a postos para esclarecer tudo que for perguntado, de forma simpática e prestativa.

2. Compreenda o problema

Sabemos que nenhuma empresa está livre de problemas, pois, mesmo que todos os processos organizacionais sejam realizados da forma correta, ainda assim é possível que surja algum contratempo com o cliente. Isso pode acontecer devido à compra de um equipamento quebrado, um serviço que não foi executado, entre outros.

Por isso, é preciso que a equipe esteja sempre atenta para compreender a situação do cliente e conseguir resolver o inconveniente da melhor forma possível, sem atritos. Assim, quando os colaboradores executam essa ação corretamente, a empresa ganha mais credibilidade com os consumidores, na medida em que consegue passar a imagem de uma organização séria e comprometida com a clientela.

3. Personalize o atendimento

Ter um atendimento personalizado também faz parte das estratégias de como superar expectativas dos clientes. O ideal é sempre chamar as pessoas pelo nome. Isso gera uma relação de confiança entre o vendedor e o comprador. Mas não é só isso, a ação também deve ser executada de outras formas. Entre elas:

  • invista no atendimento por meio de redes sociais;
  • tenha um chat de atendimento no site da empresa;
  • dê descontos exclusivos para os clientes mais fiéis, entre outros.

Ao pôr essas estratégias em prática, fica mais fácil encantar cada vez mais os consumidores e fazer com que eles se sintam pessoas importantes para a sua empresa. Isso ajuda a torná-los clientes fidelizados e satisfeitos com a organização.

4. Faça recomendações

É comum muitas pessoas chegarem a um estabelecimento e ficarem com dúvidas sobre qual produto ou serviço comprar. Isso porque elas não sabem qual item tem o melhor custo-benefício para atender às suas necessidades.

Nesse momento, é importante que o colaborador esteja preparado para fazer recomendações sobre qual produto é ideal para determinado cliente. Porém, para executar essa estratégia corretamente, o funcionário deve entender bem sobre a utilidade e a configuração de cada material que está exposto no estabelecimento. Isso permite que os compradores façam as melhores aquisições, sem erros.

5. Antecipe-se aos problemas

Para superar as expectativas dos clientes, você também deve se antecipar aos problemas. Por exemplo, caso perceba que algum produto foi vendido com preço errado, é preciso entrar em contato com o cliente o mais rápido possível a fim de informar o que aconteceu e resolver a situação.

Essa é uma forma de demonstrar proatividade no trabalho e evitar que os problemas se tornem ainda maiores do que o previsto. Por isso, se você verificar que algo está saindo do seu controle, não deixe de se antecipar e comunicar a situação à equipe de modo que todos possam resolver em conjunto.

6. Construa conexões emocionais

Construir conexões emocionais diz respeito à forma como a equipe se relaciona com os clientes, ou seja, é preciso que os colaboradores construam uma relação de amizade com a clientela, ouvindo seus problemas, dando sugestões e dicas sobre os produtos etc.

Essas conexões são maneiras dos colaboradores ficarem mais próximos dos consumidores, criando uma relação de confiança e respeito entre ambas as partes — o que faz a clientela entender que o atendimento de determinada empresa é diferente dos outros locais. Dessa forma, aumentam as chances das pessoas escolherem o seu estabelecimento para realizar as compras em vez da empresa concorrente.

7. Ofereça brindes

Uma ótima forma de surpreender e superar as expectativas dos clientes é oferecer brindes. Isso porque os consumidores se sentirão importantes para o empreendimento. Além disso, essa é uma excelente estratégia para fazer com que a companhia seja sempre lembrada pela clientela, uma vez que você pode inserir a logomarca da empresa nos mimos que são ofertados.

No entanto, para encontrar os brindes ideais, é preciso entender qual o perfil do seu público-alvo, incluindo gostos, preferências, estilo etc. A partir disso, fica mais fácil escolher os produtos que são a cara das pessoas que compram na empresa.

8. Não esqueça do pós-venda

Para conseguir alcançar resultados satisfatórios no empreendimento, também é preciso investir no pós-venda. Essa ação é uma estratégia de fidelizar e encantar os clientes de forma contínua, mesmo após a finalização da compra no estabelecimento.

No pós-venda, é fundamental investir no envio de mensagens em datas comemorativas, como aniversário, Natal, Ano Novo, entre outros. Você também pode enviar e-mail marketing com dicas, artigos e descontos exclusivos de produtos/serviços.

Além de saber como superar expectativas dos clientes, é preciso mensurar os resultados das estratégias para entender se a ação tem dado certo e, a partir disso, propor as melhorias necessárias. Portanto, não deixe de fazer uma breve pesquisa de opinião com os clientes para captar qual a visão deles a respeito da empresa. Isso pode ser feito por meio de enquete nas redes sociais, presencialmente nas lojas, nos canais de atendimento, por envio de e-mails, SMS, entre outros.

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