Confira um passo a passo sobre como divulgar um evento online e alcance o público certo

Confira um passo a passo sobre como divulgar um evento online e alcance o público certo

Por Thiago Rodrigues - 29 de janeiro de 2021 -

Hoje, é extremamente importante saber como divulgar um evento online. Não apenas por medidas de segurança em consequência da pandemia, mas porque essa é uma maneira prática de reunir as pessoas para um propósito comum: educar, informar, debater ou comemorar.

Como esse método exige apenas um dispositivo conectado à internet, está acessível a quase todos. Assim, mais pessoas podem participar facilmente com preocupações reduzidas quanto ao comprometimento de tempo, orçamento e transporte.

Continue a leitura para entender outras diferenças entre o evento presencial e online, bem como conferir as principais dicas de divulgação.

Principais diferenças entre evento presencial e online

É fato que as interações presenciais expressam melhor as nuances da comunicação. A linguagem corporal é um grande fator: posturas, gestos, expressões faciais e movimentos dos olhos são melhor traduzidos ao vivo. Acontece que isso inclui algumas limitações geográficas e espaciais, que afetam a mobilidade dos participantes.

Além disso, as pessoas geralmente escolhem eventos virtuais porque recursos como tempo e dinheiro, muitas vezes, são escassos. Nesse modelo, é possível realizar um grande acontecimento com redução significativa de custos.

Outra vantagem é que o planejamento é rápido e fácil. Não há necessidade de alugar espaço para eventos, se preocupar com a organização da sala, imprimir crachás, pedir café, almoço etc.

Por fim, se ninguém precisa viajar para participar, torna-se possível atrair pessoas de todo o mundo.

Como divulgar um evento online

Assim como os presenciais, os eventos online também devem ser amplamente divulgados para atrair o maior número de pessoas possível. Sendo assim, saiba o que fazer para ser bem-sucedido!

Antes de tudo, defina o objetivo

O estabelecimento de metas é a etapa mais crítica do planejamento. Para conduzir um evento de sucesso e maximizar os benefícios para você e os participantes, é importante definir metas mensuráveis e fazer uma previsão razoável de como as coisas podem se encaixar.

Ao fazer isso, você restringe seu processo de pensamento, torna-se mais específico e cria um roteiro para alcançá-lo. Uma vez definidas as metas, é hora de estabelecer objetivos. São eles que determinam quais métricas serão mais relevantes para medir o sucesso do evento online.

Conheça o seu público

O público-alvo é quem vai determinar todos os outros detalhes do evento, desde o foco no conteúdo até a execução. Se você ainda não sabe qual é o perfil do seu cliente típico, providencie esse estudo o mais depressa possível.

Pense em aspectos como idade, localização, sexo, interesses, profissão, objetivos etc. Dessa forma, é possível planejar ações com foco na satisfação das pessoas que você deseja atrair.

Escolha a forma do evento online

Existem dezenas de formatos de eventos — webinars, lives, tutoriais, aulas, entrevistas, tour pelos bastidores, transmissão ao vivo em mídia social etc. Cada um tem seus próprios benefícios. Alguns são mais profissionais, enquanto outros são mais dinâmicos e inovadores: tudo depende do público que você deseja atingir.

Escolha a melhor data e horário

De acordo com o perfil do cliente, verifique quando é maior a probabilidade de ele participar. Durante a semana ou final de semana? Pela manhã, à tarde, durante o almoço ou após o trabalho? Finalmente, defina quanto tempo deve durar a introdução, a sessão principal e as sessões de perguntas e respostas ou entrevistas, se houver.

Convide palestrantes especialistas

Para fazer o evento valer a pena, tente incluir o máximo de experiência e conhecimento relevante possível. Uma maneira de fazer isso é convidar especialistas na área para falar sobre temas específicos.

Lembre-se de ser honesto sobre o que os profissionais ganharão em troca. Por exemplo: visibilidade na frente de uma quantidade X de pessoas, de um determinado público, bem como postagens de mídia social pós-evento para os seguidores.

Seja cauteloso com a tecnologia

Você não quer se preocupar com o microfone do alto-falante desligando no meio do evento, não é mesmo?

Escolha uma plataforma fácil de usar e que leve em consideração aspectos práticos, incluindo

  • duração da sessão gratuita;
  • suporte técnico;
  • login simples para os participantes;
  • compartilhamento de tela;
  • recursos de Powerpoint ou outro similar;
  • número de palestrantes e participantes etc.

Inicie as preparações

Na semana anterior ao evento, organize uma live de 30 minutos e pratique com os palestrantes ou outros profissionais para garantir que eles possam se conectar à plataforma, ter um espaço silencioso para falar e uma boa conexão com a internet.

Aproveite também para revisar quaisquer alterações de última hora e verificar se a apresentação carrega corretamente. Para os participantes confirmados, envie um e-mail de lembrete, incluindo hora, data (com integração de calendário) e link para fazer login (com breves instruções).

Crie um site ou página exclusiva para o evento

O ideal é investir em um site ou landing page moderno e responsivo que fique bem em computadores, tablets e smartphones. Quando se trata de divulgar evento, é fundamental não apenas ter as informações corretas, mas usar frases atrativas e persuasivas.

Portanto, embora seja necessário destacar informações práticas como datas, horários e locais, você também deve incluir alguns fatos de apoio. Por exemplo, biografias e fotos de apresentadores ou artistas importantes podem aumentar o entusiasmo. O mesmo vale para itinerários e destaques anteriores.

Invista em e-mail marketing e publicação nas redes sociais

Felizmente, ao promover um evento online, você tem muitas opções. A primeira e mais óbvia ferramenta é o boletim informativo por e-mail. Se você tem uma lista, entre em contato com essas pessoas para espalhar a novidade.

Você também pode direcionar o tráfego para o site com publicidade paga por clique. Facebook, Instagram e Google Ads oferecem ótimos serviços de anúncios pagos.

Paralelo a isso, invista em tweets, vídeos e outras peças de conteúdo social. Se direcionados com as palavras-chave e hashtags corretas, esse tipo de conteúdo viraliza rapidamente.

Faça contato com a imprensa, patrocinadores e influenciadores

Você não precisa promover tudo sozinho. Se o seu evento merece atenção da imprensa, entre em contato com jornais, editores de revistas e até repórteres de televisão. É provável que eles tenham uma plataforma muito maior que a sua, tanto em termos de alcance tradicional quanto de seguidores sociais.

O mesmo vale para patrocinadores. Se eles vão ter sinalização, brindes ou outras ligações com o seu evento, vão querer a presença de tantas pessoas quanto possível. Uma ideia é conseguir espaço em campanhas de outdoor existentes e boletins informativos da empresa. Outra é entrar em contato com influenciadores em seu setor ou área geográfica.

Acompanhe os resultados

O trabalho não termina após promover o evento e centenas ou milhares de pessoas comparecerem. Os dias e semanas logo após a conclusão dele são de vital importância para seu sucesso futuro.

Sendo assim, não perca a oportunidade de alcançar os participantes, voluntários, patrocinadores e outros interessados para agradecê-los pelo envolvimento. Não custa nada e pode servir para expressar gratidão e, no futuro, notificá-los sobre novos eventos.

Como você viu, a definição dos objetivos e o estudo do público-alvo são essenciais para o planejamento. Além disso, pensar na data e horário mais adequado, escolher o formato e investir em estratégias promocionais antes e depois do evento é fundamental. Pense nisso!

Gostou das dicas de como divulgar um evento online? Então, que tal compartilhar esse artigo nas redes sociais para ajudar seus colegas a organizarem eventos cada vez melhores?