Brindes corporativos: dicas criativas para oferecer os melhores

Brindes corporativos: dicas criativas para oferecer os melhores

Por Thiago Rodrigues - 5 de fevereiro de 2021 -

Dar brindes corporativos não é um conceito novo. Afinal, isso é feito há muitas décadas para demonstrar o apreço de uma empresa pelos seus consumidores, parceiros e colaboradores. Eles também são usados quando queremos agradecer ou reconhecer o esforço de alguém por um trabalho bem-feito, certo?

Quando temos boas ideias de brindes para clientes, inclusive, conseguimos estabelecer novos relacionamentos, bem como manter os atuais e fidelizar. Embora seja uma ótima maneira de agradar ou espalhar um pouco de alegria, essa abordagem faz parte de uma estratégia de marketing bem lucrativa.

Isso porque as pessoas se lembram com mais facilidade da marca por meio do brinde, o que gera valor. Com isso em mente, neste artigo, vou falar sobre os seguintes temas:

  • O que é uma ação voltada para brindes corporativos;
  • Quais são os principais benefícios desses brindes;
  • Em que ocasiões você deve entregá-los;
  • Os maiores motivos para adotar essa prática nas suas campanhas;
  • Os tipos de brindes que podem ser oferecidos de acordo com a situação;
  • Como escolher o brinde ideal;
  • Algumas ideias criativas para surpreender o público.

Confira estes assuntos na íntegra a partir de agora e saiba como aproveitar as ideias aqui listadas nas suas ações. Boa leitura!

O que é uma estratégia de brindes corporativos?

As ideias de brindes para clientes surgiram como uma ferramenta de marketing, que visa aumentar a conscientização entre o público-alvo e, consequentemente, as vendas — por meio da distribuição gratuita desses itens.

Essa proposta é colocada em prática desde o século XIX, quando algumas empresas começaram a dar calendários personalizados para agradar os seus clientes. Contudo, os brindes se tornaram populares mesmo em 1798, com a entrega de bottons na eleição de George Washington, nos EUA. Interessante, não é?

Quais são os principais benefícios desses brindes?

Certamente, os calendários personalizados e os bottons não eram ofertados sem um objetivo maior por trás da estratégia. Na verdade, esse é um investimento que oferece muitas vantagens. A seguir eu mostro a você quais são os maiores benefícios. Veja só!

A sua marca ganha visibilidade

A oferta de itens gratuitos aumenta a exposição da sua empresa. Pense que você colocará os sinais da marca, como cores e logotipo, em diversos brindes. Assim, as pessoas podem se interessar em saber mais, acessar o site, fazer uma visita ou, até mesmo, comprar algum produto.

Quando o brinde agrega utilidade ou funcionalidade, inclusive, vai ser uma vitrine constante do seu negócio — uma ação que dura muito mais que um simples anúncio, por exemplo.

A base de leads aumenta

Ao distribuir esses objetos, é possível adicionar outras perspectivas ao seu banco de dados inicial. Experimente, por exemplo, pedir para o presenteado preencher um pequeno formulário antes de oferecer o brinde.

Dessa forma, ele vai fornecer detalhes de contato ou comportamento de consumo e você pode enviar informativos regulares sobre seu negócio, serviço ou produto. Isso aumenta, sem dúvidas, a probabilidade de fazer vendas.

As vendas crescem

Os brindes têm um efeito dominó: a visibilidade e a conscientização aumentam, as pessoas se interessam pelas ofertas e, ao mesmo tempo, o tráfego do site também cresce. Esse é um exemplo de jornada que tem tudo para dar certo!

Então, alguns desses clientes em potencial se tornam compradores e as suas vendas, em geral, aumentam. Enfim, uma estratégia eficaz de brindes pode realmente impactar seus negócios de maneira positiva. Por isso, vale a pena pensar no assunto em suas próximas campanhas.

Quando entregar brindes corporativos?

Durante o ano, são tantas as oportunidades para entrar com uma campanha de brindes, que você nem imagina. Eu vou dar algumas sugestões, mas não precisa se limitar apenas a elas, viu? Explore a sua criatividade e aproveite datas comemorativas, temas relevantes do momento e muito mais!

Brindes em eventos empresariais

Feiras, convenções, workshops e todos os tipos de reuniões de negócios com exposição de ideias e produtos são excelentes momentos para você praticar networking, ampliar a sua rede de contatos e fazer boas parcerias, concorda?

Nessas horas, um bom cartão de visitas é fundamental, porque você vai trocar informações e experiências com outras pessoas. Mas será que dá para ir além do tradicional? Claro! Como o ideal é manter o relacionamento aquecido, nada como um brinde para permanecer na memória desses contatos, não é mesmo?

Brindes em datas comemorativas

O que você costuma fazer no dia do aniversário da sua empresa? Uma comemoração simples entre os colaboradores? Que tal aproveitar a oportunidade para divulgar a sua marca por meio da distribuição de brindes, além dos famosos balões decorativos e bolo confeitado?

Anuncie aos quatro cantos que os “x” primeiros clientes que comprarem na sua loja vão ganhar o brinde “y”. Explique que você e a sua equipe estão celebrando mais um ano de serviços prestados e desejam compartilhar essa alegria com todos. Gostou da proposta?

Mas também é possível aproveitar outras datas comemorativas, como o Dia das Mães, o Dia da Mulher, o Natal e até outras celebrações, a exemplo do Outubro Rosa, Novembro Azul ou Setembro Amarelo. Essas campanhas são uma maneira interessante e valiosa de otimizar o seu marketing e ainda ajudam na causa, pois auxiliam a divulgar a mensagem.

Brindes em eventos da comunidade

Ao participar de eventos e apoiar organizações locais, inclusive, você certamente fará um grande acerto. Os itens promocionais que levar ajudam a diferenciar a sua marca das outras e demonstram sua presença na comunidade.

Isso porque os participantes comentam, fotografam e postam nas redes sociais. Muitas vezes, até mencionam o nome da marca ao microfone, em panfletos e outros anúncios. Então, escolha itens promocionais que eles poderão utilizar no evento de modo que façam sentido à ocasião.

Brindes de fidelização

Quem não gostaria de ter clientes comprando na loja com frequência? A fidelização é algo que todo gestor almeja, principalmente hoje, diante de tanta competitividade no mercado físico e virtual. Então, se a sua intenção é essa, você está no caminho certo para conquistar o objetivo.

Afinal de contas, ganhar presentes gera um efeito positivo no cérebro humano. O consumidor fica feliz, sente-se grato e, quando precisar comprar de novo, vai voltar direto na sua loja. As estratégias de fidelização hoje estão mais robustas e contar com brindes criativos e funcionais agrega valor à sua abordagem.

Brindes na prospecção de consumidores

Já parou para pensar em quantos compradores poderiam adquirir os seus produtos, mas não o fazem por desconhecerem o seu diferencial? Amplie a área geográfica da sua estratégia de marketing com a distribuição de brindes em eventos de rua para atrair o público de outros bairros. Por que não?

Uma boa ideia é montar, quando possível, uma tenda em praça pública, com autorização da prefeitura. Oriente os colaboradores para abordar as pessoas, perguntar se gostariam de conhecer a sua empresa e ofereça um brinde que seja útil para elas.

Brindes no engajamento de colaboradores

Muitas empresas se esquecem de que os colaboradores também são clientes — porém internos. E é extremamente importante manter a alegria deles. Afinal, quem precisa atender o público diariamente com um sorriso no rosto?

A equipe é um dos seus principais patrimônios, acredite nisso. Portanto, escolha um momento adequado para distribuir brindes. Pode ser na reunião de fechamento de metas, na festinha de confraternização ou em qualquer data relevante para a equipe.

Quais são os maiores motivos para adotar brindes corporativos?

Os produtos promocionais se tornaram os queridinhos do marketing e é fácil entender o porquê. Eles são baratos, versáteis e um ótimo complemento no plano de marketing.

Acontece que, embora os benefícios sejam diversos, muitas empresas ainda hesitam em dedicar parte do orçamento a eles. Se você ainda tem dúvida, aqui estão algumas razões para usar brindes corporativos. Confira!

1. Brindes são direcionados

Os brindes oferecem uma capacidade interessante de controlar a distribuição e direcionar as pessoas interessadas em seu produto ou serviço. Isso porque, quando você faz a entrega, sabe que aquele é o público certo. O resultado é um esforço de marketing mais poderoso, proporcionando melhor retorno do investimento.

2. Brindes são duráveis

Os brindes têm uma vida útil mais longa do que as outras formas tradicionais de publicidade, como anúncios em revistas, rádio ou até na internet. Além disso, as pessoas tendem a manter itens promocionais por mais tempo do que outros itens de publicidade.

Diferentemente de um panfleto, por exemplo, muitas realmente usam os itens que recebem regularmente. Daí a importância de oferecer brindes de qualidade e funcionais, inclusive. E, claro, isso proporciona à sua empresa uma maior exposição entre o público-alvo.

3. Brindes são personalizáveis

Existem milhares de itens promocionais no mercado e nós sabemos disso. Mas é possível encontrar um que se adapte perfeitamente à estratégia e ao orçamento de marketing da sua empresa. As peças oferecem a capacidade de você criar, escolher a mensagem, as cores, o logotipo e muito mais.

4. Brindes são versáteis

Alguns usos excelentes para brindes incluem itens de fidelidade do cliente, para distribuição em feiras, reuniões de vendas, como incentivos para vendas, presentes para festas de fim de ano, agradecimento aos funcionários etc. Durante esta leitura, aqui comigo, você deve estar percebendo essa versatilidade!

5. Brindes constroem o reconhecimento da marca

Sempre que alguém manuseia o brinde, o nome da empresa é visto. Isso faz com que os usuários pensem em você na próxima vez que precisarem dos produtos ou serviços que fornece. Itens como chapéus, camisetas, moletons ou bolsas se tornam “outdoors ambulantes” da marca.

6. Brindes são memoráveis

Pergunte a alguém sobre um brinde promocional recente que recebeu e vai perceber que ela tem facilidade de lembrar qual é o objeto e quem a presenteou. Ou seja, os mimos promocionais realmente são memoráveis.

7. Brindes são amados por todos

Quem não ama ganhar um presente? Seja em um evento esportivo, seja em uma feira, as pessoas fazem filas em tendas e estandes que estão distribuindo itens. Estou mentindo? Um brinde útil ou divertido ainda cria a impressão positiva e duradoura da sua empresa.

Quais brindes oferecer de acordo com cada situação?

Agora, você deve estar se perguntando quais tipos de presentes estão disponíveis para personalizar de acordo com as necessidades do seu negócio, não é? Então, confira as principais opções e se surpreenda!

Brindes para workshops, seminários e congressos

Aqui, as opções são vastas e eu vou sugerir algumas que podem ser utilizadas na sua campanha, com todos os detalhes necessários para facilitar sua vida:

  • Pasta executiva com bloco de anotações, carregador de telefone celular, bolso interno para cartões, suporte para celular e caneta;
  • Conjunto recarga com cabo USB inteligente e saída lightning/micro USB, incluindo powerbank e estojo organizador;
  • Bloco de anotações com elástico e sticky notes;
  • Pasta de congresso com bateria reserva de carregamento sem fio. Estão inclusos um bloco de anotações com capa emborrachada e folhas pautadas, além de suporte para celular ou tablet, elásticos organizadores e compartimentos para celular, cartões e caneta;
  • Porta-bloco de mesa em couro sintético com fechamento em porta-caneta.

Brindes para treinamentos e reuniões de negócio

O mesmo vale para as reuniões e treinamentos empresariais, que podem ser um ótimo momento para ofertar os seguintes brindes:

  • Óculos de realidade virtual de smartphones para reuniões com gamificação;
  • Cordão de suporte em silicone para transportar o celular. Flexível, adapta-se a qualquer modelo ou tamanho de aparelho. Conta com porta-cartões de visita ou de crédito com presilha para separar o aparelho do cordão;
  • Suporte de celular para carro, que apresenta compatibilidade com dispositivos de até 6 polegadas e conta com abas de fixação em silicone;
  • Porta-passaporte em couro sintético, com divisão para cartão e documentos;
  • Mochila em tecido poliéster com compartimento para notebook almofadado, bolsos nas laterais e um frontal com zíper;
  • Lixeira para carro em TNT.

Brindes para eventos de clientes esportistas

Se os seus clientes têm uma veia esportiva, vale a pena investir em brindes direcionados:

  • Garrafa em aço inoxidável, com parede dupla, isolada a vácuo, que mantém líquidos quentes ou gelados por horas;
  • Sacola tipo mochila em nylon;
  • Bolsa térmica com alça de ombro regulável e bolso frontal.

Brindes para eventos de estudantes

O público acadêmico e estudantes em geral vão amar ganhar os brindes listados abaixo:

  • Pochete em poliéster e com bolso frontal;
  • Almofada de pescoço em helanca com enchimento 100% poliestireno;
  • Sacola de praia em nylon, com tela mosquiteira e alças reforçadas;
  • Porta-níquel em couro sintético;
  • Organizador de mesa em couro sintético, com detalhes em linha encerada.

Outros eventos direcionados ao consumidor

De modo geral, também é uma boa ideia pensar em brindes diferenciados, que agreguem valor à estratégia, como:

  • Kit queijo com três peças (faca, garfo e tábua de madeira com alça);
  • Lancheira de silicone e polipropileno (PP), com três compartimentos;
  • Caneca em aço inox com parede dupla, proporcionando conservação da temperatura;
  • Caderno de anotações com suporte para caneta;
  • Guarda-chuva invertido com cabo plástico e abertura automática;
  • Organizador de cabos com carretel interno para manter cabos enrolados corretamente, economizando espaço;
  • Conjunto de recarga para telefone, incluindo estojo rígido para transporte;
  • Chaveiro de metal com couro sintético;
  • Tubo térmico com capacidade para 4 latas de 350 ml, que mantém a temperatura gelada por mais tempo e prático na hora de transportar.

Como escolher o brinde corporativo ideal?

Como você viu, as opções e variedades de brindes são, praticamente, ilimitadas. Porém, é importante fazer as melhores escolhas. Por isso, acompanhe as dicas!

Analise o perfil do público

Alguns dos fatores a serem considerados para você definir as características das pessoas que vão receber o brinde são: status familiar, idade, sexo e ocupação. Pense no estilo de vida que levam.

São homens ou mulheres? Jovens, adolescentes ou adultos? Que carreira exercem: varejistas, atletas ou prestadores de serviço?

Tome um exemplo de público feminino entre 16 e 24 anos: provavelmente apreciam sacolas de compras com o logotipo da empresa, enquanto os mais velhos podem adorar calendários com fotos para pendurar na parede.

Considere o objetivo da distribuição

Ao criar uma estratégia inteligente de brindes, você precisa fazer perguntas para orientar o pensamento, como: por que quero oferecer essas coisas grátis? Existe uma chance maior de fazer as vendas aumentarem? O que pretendo alcançar com essa ação? Busque respostas e encontrará o caminho.

Considere a verba disponível

A ação promocional de distribuir presentes não é muito diferente das outras táticas de marketing que a sua equipe coordena. Ou seja, também requer planejamento e a definição de um orçamento específico para as compras de brindes corporativos. Portanto, separe uma parte do budget para investir.

Conte com um bom fornecedor

Se você é um gestor atualizado com as tendências de marketing, sabe que os melhores fornecedores são aqueles que têm experiência no mercado, apresentam informações relevantes no site da empresa, como um catálogo com diversas opções de brindes. Fique atento para esses detalhes na hora de escolher um parceiro.

Inove em relação aos brindes anteriores

O planejamento é parte do sucesso de qualquer campanha de marketing, inclusive com itens promocionais. Por isso, verifique as estratégias anteriores para garantir que a sua ideia atual seja, de fato, inovadora.

Quando as pessoas começaram a usar sacolas com material reciclável, essa foi uma das ideias mais bem-sucedidas do mercado. Então, mantenha-se atualizado com as tendências e siga o fluxo para obter melhores resultados.

Crie um brinde interessante e desejável

Não ofereça aos clientes algo que eles não gostam. Em vez disso, dê alguma coisa que usem e obtenham benefício. É por esse motivo que é importante entender bem o perfil do público, pois quando você o conhece, fica mais fácil agradar.

Entre em contato com influenciadores

Em vez de apenas segmentar clientes em potencial, dá para segmentar os influenciadores digitais. Após encontrar essas pessoas, peça educadamente para que experimentem os brindes (se houver um valor potencial para o público delas).

Contextualize o item com o acontecimento

Na semana da mulher, preferencialmente os brindes devem ser voltados para o universo feminino ou unissex, aqueles que ambos os sexos gostam de usar.

Em alguns casos, pode ser muito mais eficaz dar itens engraçados que fazem as pessoas rirem. Útil é bom, mas divertido também é.

Personalize o brinde

Uma das vantagens de distribuir mimos é poder divulgar a sua marca, mas nem sempre é possível colocar o logotipo, pois isso vai depender muito do tipo de objeto. Se der, tente incluir isso como símbolo.

Caso não seja viável, use a paleta de cores da identidade visual da sua marca ou, ainda, de acordo com o tema da campanha que pretende realizar. Outra opção é personalizar a embalagem em que seu brinde será entregue com a aplicação da sua comunicação nela.

Presenteie com objetos úteis

Escolha itens que as pessoas utilizem no dia a dia para sempre pensarem na sua empresa ao usá-los. Acessórios para celular, abridores de garrafas, canetas, canecas de viagem e blocos de notas são ótimos exemplos de objetos do cotidiano veiculados como produtos promocionais.

Espere a hora certa de entregar

As ações promocionais devem ser pensadas de forma estratégica, com antecedência ao dia da distribuição. Portanto, planeje-se e resista à tentação de fazer as entregas antes da data celebrada para não estragar a experiência do cliente.

Atente à qualidade do produto

A qualidade dos brindes é um dos principais quesitos que ajudam a aumentar a fidelidade à marca. Então, na hora de encomendar a sua ideia, procure uma empresa parceira que já tenha expertise no ramo para não se decepcionar.

Promova a sua campanha

Criar promoções não garante o sucesso da estratégia. Sua campanha precisa ser apoiada por outras formas de publicidade e marketing. Isso inclui chamadas nas redes sociais, posts no blog, vídeos, e-mail marketing, material impresso no interior da loja etc.

Faça do brinde uma estratégia de marketing

As suas ações não devem ser uma campanha isolada, mas algo que mantenha a consistência nas táticas de vendas. Mais importante ainda, deve falar sobre um problema ou questão específica com a qual seu público-alvo possa se relacionar e acelerar o resultado ou a solução.

Peça feedback

Após oferecer um brinde ao cliente em troca da permissão para entrar em contato, aproveite para aumentar a sua lista de e-mails. Assim, é possível enviar um questionário simples e rápido, solicitando comentários. O feedback vai ajudar a refinar a sua estratégia de brindes.

Como ter boas ideias de brindes para clientes e surpreender o público?

Pensou que acabou? Eu tenho mais algumas sugestões para você usar nas suas campanhas. Confira!

Crie brindes temáticos

Os brindes temáticos são sempre uma maneira divertida de animar as pessoas e dar a você a chance de mostrar versatilidade. As férias estão chegando? Mostre o logotipo da sua empresa bordado em malas, bolsas térmicas, kit praia e chinelos. Vai realizar uma recepção de coquetel? Distribua copos ou canecas personalizadas para os participantes usarem também quando chegarem em casa.

Atenda as estações

Uma ótima ideia para os meses sufocantes do verão é distribuir óculos de sol de marca, garrafas de água, viseiras, toalhas e sacolas para garantir que todos saibam o nome da sua empresa quando os clientes forem à praia, calçadão ou evento ao ar livre. Por outro lado, pochetes, mochilas, itens de pescaria e outros acessórios também são alternativas que servem tanto para o período sazonal quanto dia a dia.

Conte com boas parcerias

O marketing é a principal maneira de as pessoas saberem sobre a existência da sua marca. Lembre-se de que tudo o que funciona para uma empresa pode não necessariamente funcionar para você. A campanha de marketing certa depende do tipo de produto que a sua organização está oferecendo e de quem é o seu público-alvo.

Embora exista uma série de estratégias de marketing, como mídia social, e-mail marketing e ações promocionais, incorporar brindes corporativos em suas campanhas de marketing continua sendo uma das ações mais eficazes para encantar o cliente e gerar mais vendas.

O caminho para o seu sucesso vai ficar mais curto ainda se você souber misturá-las. Portanto, adote as ideias de brindes para clientes vistas aqui e alie outras ações de marketing para obter bons resultados.

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