Brand awareness: o que é e como usar para fazer sua marca crescer? Descubra!

Brand awareness: o que é e como usar para fazer sua marca crescer? Descubra!

Por Thiago Rodrigues - 14 de julho de 2021 -

Você já parou para pensar em como as pessoas veem sua marca? Quanto mais se fala sobre ela, maior é o grau de exposição e o brand awareness. Aliás, essa expressão em inglês se refere a uma estratégia de marketing cujo principal objetivo é promover o reconhecimento de uma marca.

Quando falo em reconhecer, é ir além da identificação visual: quero dizer familiarizar o cliente com seus valores como marca. Somente assim você será capaz de criar um vínculo com ele.

O que é brand awareness, por que é tão importante para os resultados de um negócio e como aplicá-lo? Continue a leitura até o fim e descubra as respostas.

O que é brand awareness e qual sua importância para o negócio?

Para melhor ilustrar o grau de importância do brand awareness, tenho uma pergunta: você gostaria que sua marca estivesse sempre presente na lembrança dos seus clientes? Pois se a resposta for sim — e acredito que seja —, então essa estratégia já pode entrar no seu plano de ações de marketing.

Brand awareness nada mais é do que reconhecimento de marca, ou seja, torná-la presente na lembrança do consumidor de forma positiva. Quer ver alguns exemplos? Quando pensamos em pesquisar algo na Internet, qual é o primeiro buscador que vem à mente? Google! Marca de computador ou celular? Apple! Amido de milho? Maizena! Esponja de aço? Bombril!

O conceito por trás desses cases de sucesso está diretamente ligado ao branding, que também recebe o nome de gestão de marca. Existe, inclusive, uma pesquisa realizada todos os anos para premiar as marcas mais lembradas pelos consumidores, de acordo com cada segmento de atuação: o Top of Mind.

Aliás, top of mind dá nome a um dos 4 níveis do brand awareness, significando justamente a ideia da pesquisa. Os outros níveis são:

  • unaware of brand — quando o consumidor não conhece nenhuma marca do segmento;
  • brand recognition — engloba marcas lembradas pelo consumidor quando questionado sobre elas;
  • brand recall — sempre que o consumidor cita outras marcas ao ser indagado sobre uma determinada marca.

Portanto, o brand awareness é importante para dar notoriedade à marca, torná-la presente na lembrança de seus clientes e potenciais clientes, além de ser um diferencial diante de seus concorrentes no mercado. Sem contar que a consciência está diretamente ligada à qualidade.

Por que apostar no brand awareness?

Brand awareness é muito mais do que uma tendência de marketing, é o caminho natural de quem quer se destacar. Vale ressaltar que as marcas com mais reconhecimento tendem a se tornar líderes no mercado. Os exemplos compartilhados no tópico anterior — Google, Apple, Maizena e Bombril — são provas disso.

Esse nível de consciência de marca leva tempo, demanda investimento e boas estratégias de marketing. Também vai depender muito do propósito do seu negócio, assim como dos objetivos que você definiu para ele.

Na sequência, eu listo as duas maiores vantagens de apostar nessa estratégia.

Gera mais vendas

Estar entre as marcas mais lembradas significa que você conseguiu a atenção dos clientes. Mais vendas é uma consequência desse reconhecimento ocasionado a partir de ações com foco em brand awareness.

Vamos supor que eu preciso de novos eletrodomésticos para a cozinha, e seu negócio é referência em itens para casa. Por saber disso e pela confiança que já tenho quando compro com você, vou incluí-lo na minha pesquisa como preferência número 1.

Melhora o alcance da marca

O próprio nome da estratégia já nos leva à segunda maior vantagem de apostar nela. Por meio de uma consciência de marca, é natural que seu alcance aumente, tanto com esforços de ações online como offline.

A exposição deve ultrapassar o segmento em que seu negócio atua e estar presente de forma constante na vida dos consumidores. Um bom exemplo é a Coca-Cola. Além de referência, pode ser encontrada tanto nos restaurantes mais requintados quanto nos pequenos bares e mercados.

Como trabalhar o brand awareness?

Apesar de o nome parecer complicado à primeira vista, na prática é mais simples. Para aplicar o brand awareness, identidade visual, discurso e posicionamento devem estar alinhados a fim de passar a mesma mensagem ao consumidor.

Além disso, uma boa maneira de se diferenciar é por meio da entrega de valor às pessoas. Seja por meio da diferenciação de produtos, seja pela qualidade superior a dos concorrentes ou pelo preço, a ideia é oferecer algo único, que deixe o cliente encantado. Veja algumas formas de ganhar reconhecimento de marca com essa estratégia.

Acompanhe as últimas tendências

Estar sempre de olho nas novidades é o primeiro passo rumo a uma marca reconhecida. E não digo isso apenas pela visibilidade, mas também pelos resultados que estratégias de marketing trazem. Para que sejam efetivas, elas devem ser atualizadas de acordo com as movimentações do mercado. Vale, inclusive, analisar o que a concorrência vem fazendo.

Invista em marketing de experimentação

Se você acompanha as últimas tendências — espero que sim —, já sabe que o consumidor no centro de tudo é a base de qualquer ação de marketing. Uma boa forma de colocá-la em prática é por meio do marketing de experimentação.

A estratégia consiste em oferecer um produto (amostra grátis) para que o cliente experimente antes de comprar. Além de ser uma experiência positiva, ao ser presenteada, a pessoa tende a retribuir. Nesse caso, a recompensa ocorre na forma de consumo.

Aposte na fidelização dos clientes

Para estimular o relacionamento, crie programas de fidelidade. Pode ser por meio de cartões, ofertas de brindes exclusivos ou até campanhas para indicação de amigos. A última ideia, aliás, tem sido aplicada por muitas marcas. Além disso, lembre-se de ouvir seus clientes e buscar melhorias para garantir sua satisfação.

Cuide da imagem da marca

Esse é, talvez, um dos passos principais do brand awareness, uma vez que está diretamente conectado ao reconhecimento da marca. Para ganhar visibilidade, a sua identidade visual deve se diferenciar da identidade dos concorrentes. Ela deve ter elementos marcantes e que ajudem a criar um vínculo com o consumidor, como a maçã da Apple ou o M do McDonald’s.

A parte visual (logo, cores, embalagem, site etc.) é tão importante quanto a linguagem (slogan, missão, visão, valores, textos institucionais e todo o conteúdo), assim como o posicionamento. Então, todos esses aspectos precisam conversar entre si e fazer sentido.

Identifique os pontos fortes da marca

Se você tem como foco adquirir brand awareness, é importante ter em mente quais são as qualidades da sua marca que podem ser usadas a favor dela. Faça uma análise dos pontos fortes da sua empresa e entenda como isso pode ser usado como diferencial para destacá-la das outras.

Afinal, você não pode querer que sua marca seja reconhecida se nem você sabe o motivo pelo qual ela deve ser reconhecida.

Conheça bem o seu cliente

Este é um assunto que você já deve ter cansado de ouvir e ler por aí, o que mostra que ele é um dos pontos mais relevantes em toda estratégia de marketing digital.

Saber quem é a sua persona é essencial. Isso porque, para decidir os passos que vão ser seguidos pela sua marca, é necessário entender com quem você precisa conversar e a quem tem que agradar com seus conteúdos, brindes, entre outros.

Tendo em mente que a marca tem como objetivo resolver o problema da sua persona, ao saber claramente quais são esses desafios e preocupações, fica mais fácil entender como resolvê-los. Além disso, ao ter ciência das informações pessoais dela — como o que gosta de fazer e consumir —, você consegue encantar seus clientes ou leads, o que pode gerar brand awareness com o tempo.

Tenha uma identidade visual única

A identidade visual é uma das primeiras coisas que chama a atenção do cliente, ou seja, é a maneira inicial da marca se comunicar com ele. Por ser tão importante para a geração de valor da sua marca, é imprescindível que você invista em um design original.

A criação dessa identidade pode começar pelo logotipo. Aspectos como cores, formas e tipografia devem ser bem pensados nesse momento. Ao decidi-los, eles serão usados em todos os materiais da sua marca, de forma que fiquem na cabeça das pessoas e elas consigam identificar sua marca só de olhar, o que as aproxima da sua marca.

Alguns exemplos de onde essa identidade pode estar presente são:

  • foto e capa das páginas nas redes sociais;
  • cartões de visita;
  • embalagens;
  • flyers;
  • brindes, entre outros.

Se houver loja física, por exemplo, pode ser usada na fachada externa e na decoração do ambiente.

Conte com uma boa presença nas redes sociais

Hoje em dia, a presença digital já é mais do que essencial. A internet é um ótimo meio para você conseguir atingir seu público-alvo e, também, apresenta uma excelente oportunidade de engajá-lo. Marcas que estão presentes nas redes sociais produzindo conteúdo para a persona têm muitos benefícios com isso.

Algumas das vantagens adquiridas nas redes sociais são:

  • fidelização e engajamento dos seguidores;
  • construção de autoridade no mercado;
  • atração de um público qualificado;
  • brand awareness, entre outras.

Faça brindes da marca

Os brindes têm o poder de criar uma conexão com a persona. Como já citado, a marca precisa ter uma preocupação em agradar seus clientes. Isso pode ser feito por meio dos brindes, que causam uma boa impressão a eles. É pertinente ser algo útil, como coisas que podem ser usadas no dia a dia. Assim, sua marca será lembrada de forma positiva toda vez que a pessoa usar o objeto, o que pode ajudar a fidelizá-la.

Como o marketing digital e o brand awareness podem trabalhar juntos?

Por já ser uma das vertentes do marketing, o brand awareness pode ser facilmente incluído em ações de marketing digital, seja por meio de campanhas de e-mail, seja pela produção de conteúdo para blog e redes sociais. A integração permite uma aproximação mais direta com seu público.

Sem contar que possibilita a mensuração dos resultados com a ajuda de ferramentas, como o Google Analytics. É possível acompanhar interações, bem como o comportamento do cliente, tudo em tempo real:

  • número de visitas no site, novas ou recorrentes;
  • menções sobre a marca nas mídias sociais;
  • engajamento em posts (curtidas, compartilhamentos e comentários);
  • volume de buscas pela marca em buscadores, como o Google.

Agora, entendeu melhor o que é brand awareness? Mais do que aumentar as vendas e o alcance da marca, ele é aliado ao marketing digital e contribui para aproximar o consumidor. A relação pode ir além do consumo e se tornar parte do dia a dia das pessoas. Fãs e embaixadores da marca podem surgir dessa ligação mais forte. Portanto, não tenha receio de mudar ou recomeçar para se adaptar ao mercado. Acompanhar tendências e adotar novas estratégias faz parte do processo.

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