Release jornalismo: crie textos atrativos para emplacar nos jornais

Release jornalismo: crie textos atrativos para emplacar nos jornais

Por Thiago Rodrigues - 15 de outubro de 2020 -

Release jornalismo: afinal, qual a importância de criar press releases atrativos? Bom, por serem a ponte que conecta empresas à imprensa, quando os comunicados são detalhados, ricos e atrativos é muito mais fácil promover a marca, produtos, serviços e eventos, uma vez que eles valorizam as novidades e os acontecimentos da organização.

Apesar das mudanças nas estruturas das empresas e nos meios de comunicação, o release continua sendo a ferramenta mais usada pelas assessorias de imprensa para fazer divulgação.

Trata-se de um texto com foco na imprensa, enviado aos editores, jornalistas e bloggers para que eles possam conhecer o serviço do cliente e divulgar para o público em geral. Logo, é um texto informativo com cunho jornalístico, que precisa ter uma linguagem concisa, objetiva e de fácil entendimento.

Você já se perguntou por que não consegue emplacar grandes pautas nos jornais? Sim? Bom, antes de se desesperar pensando que tudo está perdido, saiba que tenho uma solução e ela tem a ver com as dicas que eu trouxe neste texto. Continue acompanhando e crie textos atrativos para emplacar nos jornais. Boa leitura!

Escreva sobre assuntos relevantes para a sociedade

O passo inicial para que você possa entender como elaborar um texto realmente poderoso para a imprensa é bem mais simples do que você pode imaginar: relevância jornalística. Esse conceito precisa ser norteador da sua rotina profissional.

Mas por quê? Por uma simples razão. Você precisa ter em mente que nem todos os assuntos ligados ao seu cliente vão ser importantes para a imprensa. E saiba que insistir que tudo é relevante é persistir em uma falha que pode prejudicar sua imagem profissional e desestabilizar o relacionamento com os jornalistas.

Portanto, para potencializar a entrega de resultados e evitar desgastes, procure prezar pela relevância e criar releases que vão ser úteis e atrativos para a imprensa e, claro, para o público de interesse.

Capriche no título, no subtítulo e no corpo do texto

A estrutura do press release é muito importante. Estou afirmando isso, pois muitos continuam criando releases como se ainda estivessem na era da comunicação convencional.

Você se lembra das regras básicas de um texto jornalístico, não é mesmo? Jamais as esqueça: título, subtítulo, lide, corpo do release, conteúdo multimídia e, claro, as informações complementares:

  • sempre crie um título atrativo para o release — não se esqueça de que ele tem que ser objetivo e curto, transmitindo sempre a informação principal do seu conteúdo;
  • escreva subtítulos objetivos — tenha em mente que o subtítulo é o espaço para informações importantes que não puderam ser encaixadas no título;
  • produza um lide — responda aos questionamentos básicos (o quê, quando, quem, por quê e onde) de qualquer primeiro parágrafo jornalístico;
  • crie um corpo para o release que tenha contexto, fotos, fontes, vídeos, áudios etc. — entregue um conteúdo relevante e bem rico, pois isso vai fazer a diferença;
  • lembre-se das informações complementares — sobre a empresa, links para redes sociais, dados para contato e data do evento são bons exemplos.

Vá além do formato tradicional

A terceira dica que vai ajudar você a chamar a atenção dos jornalistas assim que um press release for enviado é: vá muito além do formato tradicional. É preciso reconhecer que o release, em seu formato convencional, não está alinhado com todas as exigências encontradas no meio digital.

Sugestões de pautas e releases não precisam ser conteúdos que tenham o apoio apenas do conteúdo textual, tornando-o sem graça. Hoje em dia, é fundamental ter um pensamento multimídia. Áudio, vídeo, foto, links para conteúdos de blog, links para postagens de redes sociais, enfim, tudo isso pode ajudar muito a emplacar conteúdos de forma muito mais fácil.

Use o monitoramento de notícias a seu favor

Outra dica valiosa é monitorar as informações. Isso mesmo, afinal, o monitoramento de notícias é um grande aliado para ajudar você a emplacar mais conteúdos na imprensa. E isso ocorre por uma razão bem simples: ao ficar bem atento em relação às notícias do nicho de atuação do cliente, você consegue ter uma noção maior de quais pautas são relevantes para os veículos jornalísticos.

Assim, você pode elaborar um planejamento de releases que esteja inserido no contexto da imprensa. Isso significa que é possível escolher as angulações mais atrativas, as palavras-chave certas e muito mais para alavancar a visibilidade da marca e conquistar mais autoridade.

Escolha os veículos de comunicação estrategicamente

Uma dica essencial é sempre segmentar os veículos jornalísticos para os quais o press release vai ser disparado. Mas por que isso tem importância? Porque há jornais abrangentes, de alcance nacional e regional, e veículos segmentados (como portais e revistas especializadas em um tipo de assunto).

Isso quer dizer que não adianta criar um press release de qualidade e estratégico se na hora de disparar você acaba dando um passo em falso. Saiba que tal passo é sair disparando para todos os veículos inimagináveis e possíveis. Tenha certeza de que isso não é nada estratégico.

Afinal de contas, se a empresa está no nicho de tecnologia, por exemplo, vai adiantar enviar o conteúdo para um jornal ou revista que pauta moda? Você vai apenas desperdiçar tempo. Por isso, um passo fundamental é sempre construir um mailing segmentado, que contenha os veículos jornalísticos mais essenciais para o recebimento.

Priorize a qualidade em vez de quantidade

Por fim, a última dica valiosa que apresentarei aqui para emplacar press release de forma mais fácil é: foque sempre em qualidade em vez de quantidade. Lembre-se todos os dias desse ponto, pois, em meio à pressão por resultados, pode ser que você caia na tentação do termo “quantidade”.

Jamais dispare releases para vários jornalistas; nunca elabore uma quantidade significativa de conteúdos e não se vanglorie de pautas emplacadas a partir de disparadores de notícia. Tenha em mente que a quantidade infla o ego. Procure refletir sobre qual é o resultado que você está conquistando ao focar a quantidade.

Ao fazer essa reflexão, talvez você note que quantidade não significa bons resultados. Para emplacar pautas com mais facilidade, é preciso focar o aspecto qualitativo. Será que não é mais viável criar um release relevante jornalisticamente e rico de informações do que elaborar um conteúdo apenas por criar?

Sempre que focar a qualidade, você vai criar conteúdos mais relevantes e, consequentemente, que convertem de forma mais fácil. Além disso, vai poder alinhar a estratégia de marketing com a ideia de segmentação. Assim, consegue um release muito mais certeiro para o meio digital.

Enfim, essas dicas valiosas que apresentei aqui para um release jornalismo eficiente são um verdadeiro pontapé inicial para que você consiga mudar toda sua rotina, a fim de elaborar press releases muito mais produtivos e eficazes. Comece a colocá-las em prática agora mesmo para colher os resultados e ter processos bem estruturados.

E aí, gostou do texto? As dicas sobre como criar um texto para emplacar grandes pautas nos jornais foram úteis para você? Então aproveite e compartilhe o texto nas suas redes sociais para ajudar seus amigos também!