Comunicação interna 4.0: tire 5 dúvidas sobre o assunto!

Comunicação interna 4.0: tire 5 dúvidas sobre o assunto!

Por Thiago Rodrigues - 15 de Maio de 2020 -

Sabia que olhar para dentro de uma organização pode ser tão importante quanto a atenção que você dá para questões de fora? A comunicação interna 4.0 cumpre um papel relevante para elevar a motivação, o engajamento e a produtividade dos colaboradores em resposta à quarta revolução industrial — a da tecnologia. 

Em um cenário movido pela transformação digital, ter processos alinhados dentro do ambiente corporativo é essencial para a eficiência. Não é por acaso que ações de endomarketing têm se destacado como parte estratégica para o bom andamento de um negócio.

Investir em tecnologia, na transparência das informações, no alinhamento de expectativas e em um relacionamento mais próximo são algumas medidas internas. Neste post, vou tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Então, siga na leitura comigo!

1. O que é a comunicação 4.0?

A comunicação interna 4.0 é uma vertente do endomarketing, que também é conhecida como marketing interno. Ela se apoia no uso da tecnologia, entre outros conceitos que vou mostrar ao longo do post. Seu foco é voltado principalmente para os colaboradores e para atrair talentos, mas pode ser aplicada em ações com investidores e parceiros estratégicos.

Antes, as equipes de Recursos Humanos (RH) e de Marketing usavam recursos como materiais impressos, murais de recados, caixas de sugestões, entre outros canais off-line. Hoje em dia, a interação com colaboradores já conta com artifícios mais modernos, por exemplo:

  • canal on-line interno (intranet) para compartilhar cursos, workshops, novas contratações, vagas disponíveis, consulta a contracheque (holerite);
  • newsletters enviadas por e-mail com novidades corporativas;
  • e-mails de aniversário e outras datas comemorativas, além de comunicados importantes e demais assuntos pertinentes.

Assim, a transição dos canais de comunicação off-line para o on-line se tornou possível graças à tecnologia e à transformação digital. Isso contribui para trazer um nível de engajamento dos colaboradores e de alinhamento entre os times muito maior.

Portanto, é possível dizer que a comunicação interna 4.0 trata do diálogo por meio dos recursos tecnológicos. E o objetivo é motivar, incentivar, engajar, educar e conscientizar os profissionais sobre o papel de cada um dentro da organização e nos resultados. 

2. Quais são os seus diferenciais?

O primeiro grande diferencial que posso apontar nesse tipo de estratégia é a própria tecnologia. Por meio dela, todas as equipes se mantêm conectadas o tempo todo e a par de tudo o que acontece no ambiente corporativo de uma forma mais transparente. 

Isso passa uma sensação de pertencimento, de que os colaboradores fazem parte de algo, e proporciona uma maior proximidade. Afinal, você não acha muito melhor trabalhar quando se sabe para onde o negócio vai e qual sua contribuição para que isso aconteça?

Por fim, outro diferencial de investir em comunicação interna 4.0 é o pensamento no futuro. Quando tudo está alinhado, os profissionais têm uma visão maior das possibilidades, tanto dos problemas que podem surgir como das oportunidades.

3. Quais os benefícios da comunicação interna 4.0?

Além de diferenciais, promover ações de marketing internamente traz muitas vantagens. Afinal, se o marketing contribui para uma imagem positiva da empresa do lado de fora, o mesmo pode acontecer quando se olha para dentro. Por isso, a estratégia não deve ser ignorada, ainda mais quando você tem toda a tecnologia a seu favor.

Na sequência, conheça os principais benefícios!

Relacionamento mais próximo

Ações de comunicação interna ajudam a promover um relacionamento mais próximo de todos os colaboradores com a empresa. Quanto mais próximas, mais engajadas as equipes tendem a ser em suas entregas, o que impacta diretamente e de forma muito positiva na produtividade e na motivação de trabalhar em prol de resultados.

Alinhamento de expectativas

Em uma venda, é importante atender às expectativas dos clientes para gerar satisfação, certo? Pois saiba que alinhar o que se espera de seus colaboradores é o diferencial entre quem vai trabalhar motivado e quem apenas cumpre uma obrigação para pagar as contas. 

Deixe muito claro qual é o papel de cada um no crescimento da organização e o que eles precisam fazer para evoluir profissionalmente. Esse posicionamento pode até transformar os profissionais em embaixadores da marca, além de reter talentos.

Transparência nas informações

A transparência é essencial em qualquer relacionamento, inclusive o corporativo. Auxilia líderes com a gestão de equipes, alinha expectativas, reduz as chances de falhas pelo caminho, dá um controle melhor das tarefas e da colaboração entre os times e contribui com o cumprimento de prazos nas entregas de produtos ou serviços.

4. Como a comunicação interna 4.0 funciona na prática?

Cada negócio tem um planejamento estratégico e, assim como o marketing, o endomarketing também deve ser incluído nessa etapa. Dessa maneira, você poderá definir os objetivos que deseja alcançar com as ações voltadas para os colaboradores. 

Na prática, a comunicação interna 4.0 visa conectar tecnologia (“mundo virtual”) às pessoas (“mundo real”) a fim de tornar a cadeia produtiva mais eficiente e integrada, além de prever e evitar falhas em processos, promover uma adaptação mais rápida às mudanças e proporcionar maior autonomia às equipes (empoderamento).

5. Como aplicar a comunicação interna 4.0?

Há várias formas de adotar o marketing interno. Os meios mais comuns incluem uma política de feedback forte dentro da cultura organizacional, processos de onboarding e treinamento de colaboradores para mantê-los engajados e em constante evolução profissional. 

O mais importante é avaliar o que eles desejam receber para, em troca, contribuírem com os resultados da empresa. Existem quatro pilares principais que podem guiar a comunicação interna 4.0 dentro da organização:

  1. faça uma curadoria de conteúdo para estimular conversas colaborativas capazes de direcionar o caminho das equipes e de cada colaborador na organização;
  2. promova experiências humanas, que conectem as pessoas a um propósito por meio de feedback constante e trocas no dia a dia;
  3. invista em tecnologia para amplificar os canais de comunicação, extrair dados em tempo real sobre percepções internas e dar voz aos profissionais;
  4. avalie o potencial transformador do processo ao mensurar os efeitos da estratégia (o que faz sentido e o que deve ser ajustado).

A transformação digital veio para mudar a forma como eu, você e todos nós nos relacionamos. Por isso, a comunicação interna 4.0 vai além da comunicação em si e promove uma interação maior entre os colaboradores e o ambiente corporativo. Enquanto a organização ganha com os resultados e processos mais eficientes, os profissionais têm mais satisfação e realização no trabalho, ou seja, é uma via de mão dupla.

Quer ler mais sobre ações de endomarketing? Então, entenda a importância do onboarding de colaboradores para a cultura organizacional.