Descubra como avaliar o serviço prestado pela agência de publicidade

Descubra como avaliar o serviço prestado pela agência de publicidade

Por Thiago Rodrigues - 25 de Maio de 2020 -

Você sabe como avaliar os resultados da agência de publicidade? Entre as várias demandas sobre o departamento de marketing, esse diagnóstico é fundamental para o alcance das suas expectativas.

Por isso, criamos este post exclusivo sobre o tema. Nossa intenção é demonstrar como você pode realizar essa etapa determinante para a sua estratégia de marketing identificando os pontos altos e baixos dessa parceria. Então, sem perder tempo, vamos ao conteúdo!

A importância de um bom relacionamento com a agência de publicidade

Uma parceria de sucesso valoriza o sentido mais puro dessa palavra: uma combinação de comprometimento, atenção e cuidado. Por esse motivo, uma agência de publicidade não deve ser escolhida de qualquer maneira, mas após um processo considerável de pesquisa, conversa e relacionamento.

Com esses fatores, a sua empresa contará com o mínimo necessário para estabelecer um ambiente frutífero para as boas ideias. É logo aqui que tocamos em um segundo ponto: a criação de uma esfera que estimule a criatividade, a opinião e a cumplicidade.

Sem essas características, tanto o setor de marketing como os profissionais da agência não se sentirão completamente confortáveis para expor suas ideias. Por consequência, esse receio diminui a probabilidade de que bons projetos sejam discutidos e colocados em prática.

Por isso, frisamos a importância do bom relacionamento entre a sua empresa e a agência contratada. Agora, digamos que essa primeira parte não é um problema na sua operação. Felizmente, vocês encontraram uma boa agência, com profissionais atentos, comprometidos e com vontade de ajudar.

Porém, como é possível saber se tudo está indo como o esperado? Existem diferentes métodos de avaliação para cada tipo de estratégia. Afinal de contas, existem vários motivos que levam as empresas a procurar as agências de publicidade, tal como:

  • promover uma nova cultura ou filosofia corporativa;
  • encontrar novas maneiras de encantar o cliente;
  • ampliar a visibilidade e o número de leads;
  • criar brand awareness, entre outros.

Por isso, reunimos abaixo as melhores técnicas para não apenas avaliar os seus resultados, mas monitorar essas estratégias de perto, acompanhando as estatísticas e enxergando o retorno do seu investimento. Assim, você melhora a sua gestão de qualidade, aplicando feedbacks mais precisos, redirecionando abordagens e extraindo o máximo da equipe contratada.

As melhores dicas para monitorar os resultados da agência de publicidade

Acompanhamento, interação e diálogo: não há como esperar resultados que atendam as suas expectativas sem deixar claro o que você precisa que seja feito. Por isso, é importante que exista uma comunicação clara, seguida por um acompanhamento detalhista de cada um dos processos. Agora, vamos às dicas!

Analise métricas e indicadores

Trabalhando com marketing, é possível que você esteja habituado às métricas desse meio. Sendo assim, o importante é aplicar essa familiaridade no acompanhamento dos indicadores relativos à estratégia de publicidade.

Por exemplo, digamos que vocês contrataram a agência para veicular uma estratégia de anúncios digitais. Para atender a um orçamento previamente estipulado, as três principais métricas analisadas serão:

  • CTR, (Click Through Rate) — a taxa percentual de cliques sobre a publicidade;
  • CPL, (Cost Per Lead) — o gasto realizado na maturação completa de um lead;
  • CPC, (Cost Per Click) — o gasto realizado a cada clique sobre o anúncio.

Em termos de custo, obviamente, quanto menor, melhor. O CTR dá uma noção sobre a eficiência estética e textual de determinado anúncio. Basicamente, quanto maior o CTR, maior a atratividade publicitária, pois maior é o índice de pessoas atraídas pelo anúncio e seu CTA.

Já em um segundo momento, existem as famosas métricas de vaidade, que servem para dar corpo à sua presença digital. Um exemplo clássico é o número de likes na página da empresa, bem como em suas postagens nas redes sociais. Apesar de subjetivo, muitas empresas contratam agências justamente para ampliar o engajamento nas redes, refinando sua prova social de satisfação do consumidor.

Por outro lado, existem os indicadores mais íntimos ao setor de marketing, mas que também podem ser acompanhados para avaliar o sucesso da publicidade. Aqui, falamos das taxas de conversão, abertura de e-mail, tempo gasto no site, captação de leads e por aí adiante.

Para encerrar, vale lembrar das métricas financeiras. Digamos que vocês contrataram uma agência para renovar o branding da marca, aproximando-se de um público de maior poder aquisitivo. A avaliação dessa estratégia seria avaliar o aumento do ticket médio — que sugere o sucesso na captação de consumidores com maior disposição financeira.

Compare relatórios e diagnósticos

Para além dos KPIs apontados no tópico acima, é muito importante desenvolver o hábito de acompanhar os relatórios periódicos, popularmente chamados de follow up. O objetivo é promover uma análise comparativa dos resultados em curtos trechos de tempo, acompanhando o avanço das métricas semanal, quinzenal ou mensalmente. Quanto menor o intervalo, mais rápida a sua reação no interromper de uma estratégia que está dando errado.

Considere a eficácia das estratégias

Ainda que você deva escutar e valorizar o know-how da agência, é muito importante saber o momento de desmontar uma estratégia de publicidade. Caso não se sinta confortável ou completamente convencido do sucesso de uma abordagem, trabalhe em conjunto na formulação de uma nova ou pelo menos em uma adaptação de comum acordo.

Avalie a capacidade criativa do time

Essa é uma questão que vale até mesmo para antes da contratação. Aqui, é muito importante entender a inventividade dos profissionais envolvidos. Afinal de contas, se a sua empresa está pagando para navegar em tendências de marketing ousadas e inovadoras, vocês não podem receber um tratamento básico e superficial.

Logicamente, nem sempre será possível pensar fora da caixa, mas em um ramo tão subjetivo como a publicidade, é importante que você confie no capital criativo da equipe para que no longo prazo o saldo das ações seja positivo para a sua marca e os seus clientes.

Mantenha-se informado sobre a concorrência

Em um mercado tão competitivo, é fundamental saber agir com velocidade e desprendimento. Por isso, é importante conhecer a cartela de serviços das agências concorrentes, contando com um leque de alternativas caso a parceria atual não retorne os objetivos esperados.

Cheque a transparência nos processos

Como destacamos na primeira dica, tanto a publicidade como o marketing são campos altamente estatísticos, ainda que trabalhem com a subjetividade do comportamento humano. Sendo assim, é importante cobrar transparência na apresentação dos resultados, visualizando as métricas originais e assegurando que os ganhos são verdadeiros e não artificializados.

Por último: estabeleça uma política de feedbacks tanto para dar como receber. O objetivo é nutrir uma relação saudável com a agência, oxigenando o campo das ideias e fazendo com que todos os envolvidos estejam seguros para compartilhar suas sugestões e críticas.

Agora que você já sabe como avaliar os resultados da agência de publicidade, aproveite para se atualizar com mais novidades do seu ramo. Para tanto, basta assinar a nossa newsletter!